JULIA DE CARVALHO RESENDE

Publicações
Instagram
Linkedin
Lattes

Julia tem experiência nas áreas de Branding, Marketing, Design Gráfico e Design de Serviço, tendo atuado por quinze anos no mercado corporativo junto a empresas como Google, P&G, Coca-Cola, Danone, Intuit, Itaú, Caixa Seguradora, Beach Park, Darrow, entre outras. Premiada em alguns dos principais circuitos destinados ao Design: IF Design Award, Brasil Design Award (ABE Design) e Design for a Better World (Centro Brasil Design).

Formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio (2009), atualmente cursa o mestrado acadêmico em Design pela mesma instituição.

Seus interesses de pesquisa giram em torno de como a produção artística e cultural é capaz de engendrar e transformar tanto a dimensão simbólica, imaginária e formativa de grupos sociais, quanto processos político-discursivos. Atualmente, em seu mestrado, pesquisa sobre a relação humano-objeto nos museus de arte, a fim de compreender como o design(er) manipula linguagens que se traduzem em experiências sensíveis nestes ambientes.

Já atuou como professora convidada e palestrante em cursos livres e em instituições como ESPM, PUC-Rio e Rutgers University.

REBRANDING ITAÚ UNIBANCO

Branding


Marca
Identidade visual
Estratégia de marca
Arquitetura de marca

Brasil - EUA
2022-2023

Direção criativa
Direcionamento estratégico
Gestão de projeto
Gestão de equipe e fornecedores
Projeto de rebranding do Itaú Unibanco, marca mais valiosa do Brasil e da América Latina, realizado pela equipe interna de Brand Design do Itaú, em parceria com os estúdios Pentagram e Fabio Haag Type.

A nova marca do Itaú busca construir e reforçar os pilares de segurança, acolhimento e transformação – uma marca muito mais potente, grandiosa e contemporânea.

O desenho do logotipo relembra o significado da palavra Itaú no tupi arcaico: pedra preta. É a partir das pedras, moldadas pelo tempo, que chegamos à nova forma. O desenho da tipografia parte da família tipográfica Itaú Pro e traz a letra i em caixa baixa, para se aproximar e trazer leveza para o desenho do logo.

A identidade visual busca reforçar nossas raízes brasileiras e, por isso, incorpora novas cores à paleta. A pedra do logo dá origem ao sistema gráfico e está presente em tudo: grafismos, paterns e até novas ilustrações.

ITAÚ BBA

Branding


Marca
Identidade visual
Arquitetura de marca

Brasil
2021-2022

Direção criativa
Gestão de projeto
Gestão de equipe e fornecedores

Projeto premiado pelo Brasil Design Award ABE Design. Categoria:  Design de Marca para Grandes Empresas – Bronze
Projeto de rebranding do Itaú BBA, banco corporativo e de investimento do Itaú Unibanco, realizado pela equipe interna de Brand Design do Itaú, em parceria com o estúdio Pharus Bright Design.

Com a mudança da marca do Itaú Unibanco, a equipe interna de Brand Design adaptou a marca, junto com a equipe do estúdio Fabio Haag Type, e a identidade visual para abarcar a nova forma da pedra.

Com base nos conceitos de pulsação, reações e sensações – inspirados pelo corpo humano – criamos uma identidade cheia de vida e movimento, para refletir um novo momento da marca, mais ousada e contemporânea.

O projeto tinha o desafio de aproximar Itaú BBA do Itaú Unibanco e, ao mesmo tempo, fortalecer a construção da submarca. A identidade visual também precisava transmitir atributos importantes, como performance, rapidez e customização.

A conexão com o Itaú foi fortalecida pela paleta de cores que passou a adotar o laranja, como uma das principais. Os grafismos também são desdobramentos da forma do logo do Itaú, que ganham outra proporção e perspectiva, ampliando as possibilidades da linguagem.

Para contemplar as diferentes verticais de clientes de IBBA criamos identificadores compostos do nome descritivo acompanhado pela bolacha em diferentes ângulos, denotando as diferentes perspectivas dos especialistas do banco. A criação ajuda também a gerar maior consistência no uso da marca em diferentes canais, fortalecendo a presença do Itaú BBA nas suas frentes de negócio prioritárias.

JORNADA CAIXA SEGURADORA

Design de serviço, consistência de marca


Inovação
Design de serviço
Estratégia
Consistência de marca

Brasil
2016-2017

Gestão de cliente
Gestão de equipe
Planejamento estratégico de comunicação
Workshop e moderação

O projeto foi selecionado e publicado no catálogo da 13ª edição da Bienal de Design Gráfico Brasileiro (2022).
Projeto realizado pela agência Ana Couto, junto com a equipe de Marketing da Caixa Seguradora.

Conectar silos e mudar uma cultura – de verticalizada para integrada – tendo o Branding como direcional estratégico é uma transformação que demanda muito trabalho e tempo. Unindo ferramentas de Design de Serviços à metodologia ágil, o projeto envolveu um grande processo mudança de cultura e de co-criação com a Caixa Seguradora. 

O projeto envolveu 5 diretorias, construiu três jornadas de clientes, realizou mais de 40 workshops e impactou em torno de 400 colaboradores, contribuindo para a construção de uma cultura de desenvolvimento ágil e centrada no cliente. 

Entre os projetos de entregues estão: site da Caixa Seguradora, a nova Área Logada do cliente, o App Mobile, as Réguas de Relacionamento, dois Simuladores para Corretores e Agências e o Redesenho de Fluxos de Atendimento na Central e no Salesforce, ferramenta de CRM da companhia.

BELEZA BRASILEIRA, PROCTER & GAMBLE

Pesquisa e insights, estratégia


Pesquisa e insight
Estratégia
Semiótica

Brasil-EUA
2010

 Consumer insights
Planejamento de pesquisa e análise de dados
Workshop e moderação
Roteiro do vídeo-teaser e relatório final com direcionais criativos
Projeto de pesquisa e semiótica realizado pela agência matrizB, com o objetivo de expandir a atuação da Procter & Gamble (P&G) no mercado de Beleza no Brasil.

Por um período de três meses, realizei, como assistente de pesquisa, um estudo sobre os hábitos de beleza e higiene brasileira. O estudo consistiu em análises desktop, benchmark com marcas do mercado, entrevistas semi-estruturadas em grupos e entrevistas em profundidade com especialistas no segmento de beleza.

Ao final desse processo, mapeamos 4 macro-territórios de oportunidade: natural bossa, post-modern tropical, brazil rediscovered e cosmopolitan path. Cada território foi detalhado, ganhando um arsenal estratégico composto por: um texto-manifesto, universo visual, segmentação do público-alvo e direcionais criativos (brand senses).

O estudo foi apresentado para a P&G, em inglês, no formato de vídeo-conceito e em um relatório detalhado (300 páginas). Este estudo orientou o desenvolvimento da estratégia e mensagens para o lançamento de novas marcas da empresa no Brasil, incluindo Venus e Head & Shoulders. O lançamento das marcas identificadas no estudo ajudou a P&G a aumentar sua participação no mercado brasileiro e representou um crescimento de sete vezes, em 2011.




REBRANDING DARROW

Branding, reposicionamento, design de embalagens


Estratégia de marca
Arquitetura de marca e portfolio

Brasil
2017

Estratégia de marca e criação
Gestão de projeto e cliente
Gestão de equipe
Projeto de reposicionamento de marca realizado pela agência anacouto, com o objetivo de potencializar o portfólio das linhas de produto da Darrow e de lançar a – então – nova linha de protetor solar facial.

De forma colaborativa com o cliente, e com uma equipe multidisciplinar da agência, desenvolvi a estratégia de posicionamento de smart choice em dermocosméticos. A partir disso, trabalhamos em uma nova marca que traz em seu desenho o conceito de frescor e efervescência dos ativos dermoenergizantes presentes nos produtos. A marca ganhou também uma nova assinatura que transmite a seriedade do seu processo: Laboratório Darrow.

A organização do portfolio de produtos se baseou em cores para designar diferentes tratamentos dermatológicos para diferentes tipos de pele. O objetivo foi gerar eficácia na produção de embalagens e de reconhecimento do shopper no ponto de venda.

Também trabalhamos em novas expressões visuais e verbais da marca, nomes de produto, embalagens e diretrizes para campanhas.

ESTRATÉGIA BETÂNIA LÁCTEOS

Estratégia, branding


Estratégia de marca
Arquitetura de marca e portfolio
Pesquisa com consumidor
Pesquisa semiótica

Brasil
2017

Estratégia de marca e criação
Gestão de projeto e cliente
Gestão de equipe
Consumer insights
Planejamento de pesquisa e análise de dados
Projeto de estratégia de marca realizado pela agência anacouto, com o objetivo de potencializar o – então – grupo CBL Alimentos e suas marcas.

De forma colaborativa com o cliente, e com uma equipe multidisciplinar da agência, desenvolvi a estratégia de marca. Entendemos que a arquitetura de marcas era bastante complexa e exigia esforços de gestão que poderiam ser otimizados com uma nova estrutura. Assim, CBL Alimentos deu origem à Betânia Lácteos, nova marca corporativa que se apropriava da força da marca de produtos Betânia. 

Organizamos a oferta da empresa a partir de uma marca corporativa que já carrega no nome a especialidade dessa empresa, representada por duas marcas que atendem a públicos diferentes com mensagens diferentes, mas sempre gerando valor a partir de um propósito único: valorizar a família nordestina, alimentando o corpo e inspirando o coração.

Além disso, redesenhamos o portfolio de produtos da companhia, levando em conta o foco estratégico em Betânia (marca estratégica) e entendemos, com base nos resultados das demais marcas, que Jaguaribe deveria ocupar uma posição de marca de combate, ambas sob a coordenação da nova marca corporativa (Betânia Lácteos).

Toda a criação de marca e de identidade visual e verbal acompanhou a estratégia que trazia os pilares de origem, família e força.

BRANDING COCO LEGAL

Branding, pesquisa, design de embalagens


Estratégia de marca
Território criativo
Pesquisa e insight

Brasil
2010

Estratégia de marca e criação
Gestão de projeto e cliente
Gestão de equipe
Consumer insights
Planejamento de pesquisa e análise de dados
Projeto de branding realizado pela agência matrizB em parceria com o estídio Dupla Design, com o objetivo de posicionar estrategicamente a marca Coco Legal com foco em expansão de negócios – de B2C para B2B2C.

Para entender como a marca Coco Legal poderia se destacar, partimos de um profundo entendimento da categoria de soft drinks, não limitando apenas a água de coco. Entendemos quais eram os signos visuais utilizados nas marcas, embalagens e comunicação dos principais territórios dessa categoria.

A partir das oportunidades mapeadas, buscamos entender os diferenciais do produto junto aos consumidores, por meio de um workshop com o público-alvo, onde fizemos: entendimento das percepções do mercado, teste cego de produto e moodboard criativo.

Com o projeto de Branding, Coco Legal se reposicionou como um remédio da natureza. Um produto diferenciado, voltado para a saúde e o bem-estar. Abriu mão dos apelos fun/verão/sede/esporte, tão repetidos por todas as marcas e ocupou um território até aqui não explorado.

A estratégia foi tangibilizada em parceria com o estúdio carioca, Dupla Design, em uma marca nova, um modelo de garrafa desenvolvido exclusivamente para transmitir os atributos de marca desejados, além de uma linguagem visual e verbal coerente com a sua essência e seu posicionamento.

CARTÃO ACESSÍVEL iti 

Design de serviço, card design, design de produto


Marca
Card design
Design de produto

Brasil
2020

Direção criativa
Gestão de marca
Gestão de projeto
Gestão de equipe e fornecedores

Projeto premiado:
IF Design Award 2022 – categoria Service Design
Brasil Design Award ABE Design – Grand Prix e o Ouro na categoria "Impacto Positivo" do Brasil Design Awards
Design for a Better World 2023 na categoria Design de Produtos, Serviços e Embalagens
Projeto de card design do iti Itaú, marca endossada da holding que buscava trabalhar o pilar de inclusão. O iti nasceu com sede de mudar, diversificar e, acima de tudo, descomplicar.

O desenvolvimento do cartão passou por uma série de pesquisas, observação e entrevistas com usuários e testes. O cartão possui um corte lateral que facilita o manuseio e a identificação do mesmo na carteira. Além disso, conta com braile no lugar dos números, diminuindo os riscos de fraude. Com isso, o iti tornou-se o 1° cartão físico do Brasil com componentes para PcDs visuais. 

Feito com plástico 100% reciclado, desde outubro de 2022, o projeto promove a redução de resíduos e de emissão de CO2. Com a utilização do plástico reciclado, o projeto contribui para uma redução de 46% nas emissões de CO2, além de gerar economia de 46% em energia e 75% em água, em comparação com os cartões convencionais.

GEOMETRIA DOS BUEIROS

Arte, pesquisa, ilustração digital


Pesquisa
Arte visual
Ilustração digital

Brasil
2024

Pesquisa fotográfica
Criação
Projeto desenvolvido a partir da proposta do curso Paisagem Gráfica da Cidade, ministrado por Joy Till e Giodana Holanda, na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage.

A pesquisa surge de uma investigação artística sobre a paisagem gráfica da cidade, tendo como recorte as tampas dos bueiros do município do Rio de Janeiro. A partir da análise dos padrões visuais presentes nas tampas dos bueiros, elementos ubíquos e fundamentais para o funcionamento das redes subterrâneas da cidade, busca-se refletir sobre as questões relacionadas ao pedestre no ambiente metropolitano e os limites do design na esfera pública.

O trabalho foi apresentado em julho de 2024, na Feira de Impressos, uma das atividades que fazem parte da Ocupação EAV – evento realizado pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. A Ocupação EAV é uma semana de atividades gratuitas que incluem ateliês abertos, aulas, instalações, ativações artísticas e exibição de trabalhos audiovisuais.

Além disso, a pesquisa foi expandida, tranformada em artigo acadêmico e apresentado na 13a Semana da Ciências Sociais da PUC-Rio, em agosto do mesmo ano.

26 LETRAS

Arte, pesquisa, colagem analógica


Pesquisa
Arte visual
Colagem analógica

Brasil
2023

Criação
Exercício autoral a partir da #36daysoftype, e brinca com a impressão seriada da tipografia impressa no jornal, com a letra criada a partir de um gesto manual do rasgo do papel.

Como colagista amadora, essa série destaca o trabalho manual aplicado no processo de colagem. Cada letra aparece em uma composição com um fragmento de jornal e uma fotografia escolhida de forma aleatória. O jornal traz a impressão tipográfica mecanica/industrial contrastando com a tipografia criada a parir do papel rasgado, gestual. Já fotografia captura um momento perene, em contraste com a efemeridade do papel jornal.

O trabalho foi publicado na Revista Recorte, ano 3.
© 2024