JULIA DE CARVALHO RESENDE

Publicações
Instagram
Linkedin
Lattes

Julia tem experiência nas áreas de Branding, Marketing, Design Gráfico e Design de Serviço, tendo atuado por quinze anos no mercado corporativo junto a empresas como Google, P&G, Coca-Cola, Danone, Intuit, Itaú, Caixa Seguradora, Beach Park, Darrow, entre outras. Premiada em alguns dos principais circuitos destinados ao Design: IF Design Award, Brasil Design Award (ABE Design) e Design for a Better World (Centro Brasil Design).

Formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio (2009), atualmente cursa o mestrado acadêmico em Design pela mesma instituição.

Seus interesses de pesquisa giram em torno de como a produção artística e cultural é capaz de engendrar e transformar tanto a dimensão simbólica, imaginária e formativa de grupos sociais, quanto processos político-discursivos. Atualmente, em seu mestrado, pesquisa sobre a relação humano-objeto nos museus de arte, a fim de compreender como o design(er) manipula linguagens que se traduzem em experiências sensíveis nestes ambientes.

Já atuou como professora convidada e palestrante em cursos livres e em instituições como ESPM, PUC-Rio e Rutgers University.

JORNADA QUICKBOOKS BRASIL

Design de serviço, UX Research, Estratégia de marca


Inovação
Design de serviço
Estratégia de marca
Pesquisa Qualitativa
UX Research

Brasil
2018-2019

Gestão de marca
Planejamento estratégico de comunicação
Workshop e moderação
Entrevista em profundidade
Planejamento de pesquisa
Projeto realizado pelas equipes de Marketing e de Design da Intuit QuickBooks no Brasil.

O QuickBooks é um software de gestão financeira e contábil para pequenas e médias empresas (PME), criado pela Intuit, multinacional norte-americana. A Intuit entrou no mercado brasileiro, em 2015 e, em 2018, era a hora de se aprofundar no entendimento do mercado e lançar o produto global, QuickBooks, no marcado brasileiro. 

O desfio do projeto era duplo. Por um lado, tinha como objetivo posicionar a marca como o parceiro das pequenas empresas no Brasil, independentemente do tipo de negócio. Por outro, era mapear as principais dores para desenvolvimento de features de produto com market-fit para o mercado brasieliro.

O projeto consistiu em 18 entrevistas com empresários e contadores, e seguiu a metodologia da Intuit Design for Delight (D4D). Foram feitas entrevistas em profundidade, observações sistemáticas e assistemáticas do dia a dia de empresários e teste de protótipo de baixa fidelidade.

O trabalho serviu ainda de base para o desenvolvimento de argumento para a força de vendas, léxico para UX writing e campanhas de publicidade.
© 2024