JULIA DE CARVALHO RESENDE

Publicações
Instagram
Linkedin
Lattes

Julia tem experiência nas áreas de Branding, Marketing, Design Gráfico e Design de Serviço, tendo atuado por quinze anos no mercado corporativo junto a empresas como Google, P&G, Coca-Cola, Danone, Intuit, Itaú, Caixa Seguradora, Beach Park, Darrow, entre outras. Premiada em alguns dos principais circuitos destinados ao Design: IF Design Award, Brasil Design Award (ABE Design) e Design for a Better World (Centro Brasil Design).

Formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio (2009), atualmente cursa o mestrado acadêmico em Design pela mesma instituição.

Seus interesses de pesquisa giram em torno de como a produção artística e cultural é capaz de engendrar e transformar tanto a dimensão simbólica, imaginária e formativa de grupos sociais, quanto processos político-discursivos. Atualmente, em seu mestrado, pesquisa sobre a relação humano-objeto nos museus de arte, a fim de compreender como o design(er) manipula linguagens que se traduzem em experiências sensíveis nestes ambientes.

Já atuou como professora convidada e palestrante em cursos livres e em instituições como ESPM, PUC-Rio e Rutgers University.

BELEZA BRASILEIRA, PROCTER & GAMBLE

Pesquisa e insights, estratégia


Pesquisa e insight
Estratégia
Semiótica

Brasil-EUA
2010

 Consumer insights
Planejamento de pesquisa e análise de dados
Workshop e moderação
Roteiro do vídeo-teaser e relatório final com direcionais criativos
Projeto de pesquisa e semiótica realizado pela agência matrizB, com o objetivo de expandir a atuação da Procter & Gamble (P&G) no mercado de Beleza no Brasil.

Por um período de três meses, realizei, como assistente de pesquisa, um estudo sobre os hábitos de beleza e higiene brasileira. O estudo consistiu em análises desktop, benchmark com marcas do mercado, entrevistas semi-estruturadas em grupos e entrevistas em profundidade com especialistas no segmento de beleza.

Ao final desse processo, mapeamos 4 macro-territórios de oportunidade: natural bossa, post-modern tropical, brazil rediscovered e cosmopolitan path. Cada território foi detalhado, ganhando um arsenal estratégico composto por: um texto-manifesto, universo visual, segmentação do público-alvo e direcionais criativos (brand senses).

O estudo foi apresentado para a P&G, em inglês, no formato de vídeo-conceito e em um relatório detalhado (300 páginas). Este estudo orientou o desenvolvimento da estratégia e mensagens para o lançamento de novas marcas da empresa no Brasil, incluindo Venus e Head & Shoulders. O lançamento das marcas identificadas no estudo ajudou a P&G a aumentar sua participação no mercado brasileiro e representou um crescimento de sete vezes, em 2011.




© 2024