JULIA DE CARVALHO RESENDE

Publicações
Instagram
Linkedin
Lattes

Tenho experiência nas áreas de Branding, Marketing, Design Gráfico e Design de Serviço, tendo atuado por quinze anos no mercado corporativo junto a empresas como Google, P&G, Coca-Cola, Danone, Intuit, Itaú, Caixa Seguradora, Beach Park, Darrow, entre outras. Premiada em alguns dos principais circuitos destinados ao Design: IF Design Award, Brasil Design Award (ABE Design) e Design for a Better World (Centro Brasil Design).

Formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio (2009), atualmente curso o mestrado acadêmico em Design pela mesma instituição.

Meus interesses de pesquisa giram em torno de como a cultura material e as tecnologias são capazes de engendrar e transformar tanto a dimensão simbólica, imaginária e formativa de grupos sociais, quanto processos político-discursivos. Atualmente, em meu mestrado, pesquiso sobre a experiência dos visitantes em museus de arte, a partir da relação humano-objeto-espaço. Meu objetivo é compreender como designers manipulam linguagens que se traduzem em experiências sensíveis nestes ambientes.

Atuei como professora convidada e palestrante em cursos livres e em instituições como ESPM, PUC-Rio e Rutgers University. Atualmente, atuo como professora assistente no curso de design da PUC-Rio (estágio docente) nas disciplinas de gradução "Corpo como Questão em Design" e "Design de Serviço"; e também como horista na disciplina "Estratégias de Comunicação Visual" na pós-graduação em Design de Comunicação e Estratégias criativas, do IED São Paulo.

Estou aberta para parcerias como freelancer em projetos de branding e design de serviços, seja diretamente com marcas, seja por meio de agências/consultorias. Alguns parceiros são: Tátil Design, Oblíquo Identidades e Narrativas, Estúdio Polar e MAAR.

GEOMETRIA DOS BUEIROS

Arte, pesquisa, ilustração digital


Pesquisa
Arte visual
Ilustração digital

Brasil
2024

Pesquisa fotográfica
Criação
Projeto desenvolvido a partir da proposta do curso Paisagem Gráfica da Cidade, ministrado por Joy Till e Giodana Holanda, na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage.

A pesquisa surge de uma investigação artística sobre a paisagem gráfica da cidade, tendo como recorte as tampas dos bueiros do município do Rio de Janeiro. A partir da análise dos padrões visuais presentes nas tampas dos bueiros, elementos ubíquos e fundamentais para o funcionamento das redes subterrâneas da cidade, busca-se refletir sobre as questões relacionadas ao pedestre no ambiente metropolitano e os limites do design na esfera pública.

O trabalho foi apresentado em julho de 2024, na Feira de Impressos, uma das atividades que fazem parte da Ocupação EAV – evento realizado pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. A Ocupação EAV é uma semana de atividades gratuitas que incluem ateliês abertos, aulas, instalações, ativações artísticas e exibição de trabalhos audiovisuais.

Além disso, a pesquisa foi expandida, tranformada em artigo acadêmico e apresentado na 13a Semana da Ciências Sociais da PUC-Rio, em agosto do mesmo ano.

© 2024